A declaração anual do Imposto de Renda permite escolher entre dois modelos: simplificado ou completo. A diferença básica entre eles é o percentual dedutível sobre os rendimentos tributáveis. Na declaração simplificada, o desconto é de 20%, com limite máximo. Já na declaração completa não há limite, devem ser informados os gastos passíveis de dedução para apurar o abatimento. É nesse modelo que você poderá deduzir suas contribuições ao plano de previdência privada.


Na adesão ao Plano Precaver, o participante tem as duas opções de tabela: Progressiva ou Regressiva. Para as duas tabelas o Imposto de Renda incide no montante total: saldo acumulado mais o rendimento. Os benefícios e resgates pagos ao Plano estão sujeitos à retenção do Imposto de Renda.

TABELA PROGRESSIVA

Na tabela Progressiva o Imposto de Renda incide sobre o valor resgatado ou da renda mensal a receber, quanto maior o valor, maior será a tributação. Trata-se da tabela de Imposto de Renda utilizada para tributação das demais rendas, como salários mensais, em que a alíquota altera conforme a renda, podendo variar entre zero e 27,5%.

Consulte tabela vigente no site: www.tabelairrf.com.br 

 

TABELA REGRESSIVA

Na tabela Regressiva quanto mais tempo uma determinada contribuição permanecer no Plano, menores serão as alíquotas que irão incidir no momento do resgate ou do pagamento do benefício. A tabela decrescente incentiva a poupar, pois a tributação reduz no longo prazo.

Com essa tabela, cada contribuição que alcançar 10 anos passa a ter uma alíquota de 10%. No caso de um resgate ou pagamento de benefício será apurada a alíquota, dependendo do tempo de cada contribuição, ou seja, não é aplicada de maneira uniforme em todo o montante.

É possível deduzir* os valores destinados ao Plano Precaver em até 12% da sua renda bruta anual tributável. Todas as contribuições ao Plano, inclusive os valores das coberturas de risco, podem ser deduzidos da base de cálculo do Imposto de Renda. Para que você alcance o limite máximo de dedução (12%) é possível fazer aportes eventuais ao Plano.


* Dedução válida para declaração de Imposto de Renda realizada pelo modelo completo.