Qual o significado dos 100 mil pontos do Ibovespa?

O Ibovespa, principal índice de ações brasileiro, atingiu esta semana a marca histórica dos 100 mil pontos. Mas, qual a importância disso?
Vamos fazer uma breve recapitulação. O Ibovespa é constituído por uma carteira teórica (com ações mais negociadas e representativas da Bolsa) e, portanto, sobe ou cai como consequência da valorização ou desvalorização no preço das ações que compõe essa carteira. O que faz o preço das ações valorizar ou desvalorizar? Basicamente, é a expectativa dos investidores em relação aos resultados financeiros que a empresa emissora da ação apresentará. Aumento da receita, das margens, da fatia de mercado, redução de custos ou criação de alguma vantagem competitiva que incrementem as projeções de lucro são fatores que fazem o preço das ações subir.  O contrário também é verdadeiro. Expectativas ruins para fatores determinantes do lucro fazem o preço da ação cair. Logo, do ponto de vista de fundamentos, atingir os 100 mil pontos não é diferente de atingir 80 mil, 90 mil ou 110 mil pontos. O Brasil continua precisando das reformas para ajustar as contas públicas, continua precisando desburocratizar a economia, reduzir a carga tributária e aumentar a eficiência do Estado. O Brasil precisa continuar firme no seu compromisso de controle inflacionário e no esforço para permitir à iniciativa privada investir e criar empregos.
Então, por que tem graça comemorar os 100 mil pontos do Ibovespa? Faço aqui um paralelo com a data do seu aniversário. Quando você atinge uma nova idade, você comemora, faz planos e renova suas esperanças. Mas você continua o mesmo. Continua precisando exercer sua atividade profissional com competência, cuidar da saúde, zelar pela sua família, pagar suas contas. Ou seja, os fundamentos da sua vida e os pontos de atenção permanecem os mesmos. O que acontece é que o aniversário exerce um efeito simbólico. Muitas vezes, por ocasião do aniversário, renovamos nosso planejamento, metas e sonhos. Os 100 mil pontos do Ibovespa causam um efeito psicológico, renovam as crenças e expectativas dos investidores. Estimulam a comprarem ações. Nada além disso. De qualquer forma, parabéns pelos 100 mil pontos, Ibovespa! Muitos pontos de vida!

COMPARTILHE

Compartilhar via facebook Compartilhar via twitter Compartilhar via email Compartilhar via linkedIn Compartilhar via whatsapp