Quanto mais cedo, melhor para falar de dinheiro com as crianças, afirmam os especialistas. O ideal é quando seus filhos mostrarem interesse ou fizerem perguntas relacionadas a dinheiro, poupança ou consumo.
Muitos pais têm dúvidas de como falar sobre dinheiro com seus filhos. Precisamos incentivar desde cedo as crianças e os jovens a sonhar, revelando que, com esforço e equilíbrio, eles podem tornar seus sonhos realidade. E para isso é fundamental que eles aprendam a poupar e a lidar com a própria grana.
Quem sabe você conheça pais que evitam levar seus filhos ao supermercado com receio das birras ou de terem que comprar produtos fora da lista. Essa também é uma oportunidade para valorizarmos o tema e ensinarmos algumas lições sobre finanças e consumo.
Toda criança precisa ter o primeiro contato com o tema. Os adultos (principalmente os pais) podem falar da importância do planejamento financeiro desde pequeno. Algumas ações lúdicas podem ser adotadas como a utilização de cofrinhos com tamanhos diferentes. Funciona assim:
Esse planejamento produz uma consciência financeira ainda quando nossos filhos são pequenos. Dessa forma se tornarão adultos mais preparados e conscientes de suas escolhas e consumo, focando no que é mais significativo e importante. Assim serão capazes de tomar decisões financeiras mais sensatas durante a vida.
Uma sociedade com consciência financeira e com hábitos de consumo responsáveis é constituída a partir do ensino desse tema. Ou seja, a mudança ocorre na base e nos exemplos que são dados pelos pais dentro de casa.
Mais importante do que a idade para falar sobre o assunto com os nossos filhos é a atitude de educá-los desde novos. Ao compartilharmos o conhecimento financeiro estamos contribuindo para uma vida com mais qualidade, gerando cidadãos preparados e conscientes de seu futuro.
Fernanda Martins da Silveira – Gerente de Previdência